sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Lei de Cotas: i.Social fala sobre mercado de trabalho para profissionais com deficiência em livro

Comente!
O livro é o primeiro e mais completo material sobre os diversos aspectos que giram na órbita da Lei de Cotas.

Ajudar a construir um país mais justo, inclusivo e democrático. Esta é a proposta do livro “Cotas: Como Vencer os Desafios da Contratação de Pessoas com Deficiência”, de Andrea Schwarz e Jaques Haber, com o apoio do Itaú Unibanco, sobre a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.
Fazer a inclusão de pessoas com deficiência por sua eficiência e não por sua deficiência é, ainda hoje, passados 18 anos da promulgação da lei, o maior desafio. Segundo informações oficiais, 14,5% da população brasileira é deficiente, cerca de 30 milhões de pessoas, das quais apenas 323,2 mil estão ativas no mercado, o que representa cerca de 1% do mercado formal de trabalho. Idealizado pelos mesmos autores do Guia São Paulo Adaptada, lançado em 2001, e Guia Brasil Para Todos – Um roteiro turístico e cultural para pessoas com deficiência, publicado em 2008, o livro é o primeiro e mais completo material sobre os diversos aspectos que giram na órbita da Lei de Cotas.
Para Andréa e Jaques, a principal barreira a ser quebrada ainda é o preconceito. “É necessária a conscientização das altas lideranças das empresas e dos empregadores sobre essa população, seu perfil, necessidades específicas e expectativas. Experiências no Brasil e no exterior comprovam que a empresa a qual contempla a diversidade adquire um diferencial competitivo que, diante de mercados cada vez mais globalizados, passa a ser fundamental para o sucesso e a sustentabilidade do negócio”, afirmam, ressaltando que a ideia de que as pessoas com deficiência são incapacitadas é distorcida e precisa ser quebrada.”
As 262 páginas do livro reúnem dicas sobre gerenciamento de PCDs (pessoas com deficiência), modelos de questionário para entrevistas, sugestões de programas de inclusão social nas empresas e cases reais de pessoas que venceram as barreiras físicas e do preconceito e conquistaram importantes carreiras em empresas privadas.
Uma importante ferramenta para os Departamentos de Recursos Humanos de todas as empresas, baseada na experiência de duas pessoas que há mais de 10 anos trabalham em prol da inclusão e da garantia de direitos das PCDs e, por meio da i.Social – consultoria de inclusão de pessoas com deficiência, da qual os autores são os sócios fundadores - já foram responsáveis pela inclusão bem-sucedida de mais de seis mil pessoas com deficiência em diversas funções, em mais de 200 empresas de diferentes ramos de atuação.
O livro “Cotas: Como Vencer os Desafios da Contratação de Pessoas com Deficiência” está disponível para download no site: www.isocial.com.br, na íntegra e também na versão acessível para pessoas com deficiência visual

Fonte: Portal Vida Mais Livre

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário