sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Rede de Reabilitação Lucy Montoro ministra oficinas de jardinagem para exercitar sensibilidade e coordenação motora

Comente!

A unidade Lapa da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, oferece oficinas de jardinagem para auxiliar no tratamento das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. Os alunos aprendem sobre paisagismo, manutenção de jardim e horta. Com duração de duas horas, as aulas recebem pacientes já atendidos pela Rede, pessoas da comunidade e vítimas de acidentes de trabalho em busca de um ofício para geração de renda.
Os utensílios de jardinagem são adaptados com tesouras de fácil manuseio e canteiros suspensos, por exemplo. Segundo a terapeuta ocupacional da Rede Lucy Montoro Noemia Moraes, a atividade não exercita apenas a coordenação motora, mas também a sensibilização. "O contato com a terra e as várias espécies de plantas possibilita ao paciente sentir diferentes texturas", ressalta Noemia.
Outro ponto trabalhado pela jardinagem é o campo emocional. "Pessoas que estiveram em contato com a natureza na infância, depois de sofrerem um AVC,por exemplo, sentem vontade de voltar a esta fase da vida, pois isso as remete a um período em que eram produtivas", explica a terapeuta.
As oficinas oferecidas na unidade Lapa da Rede de Reabilitação Lucy Montoro são consideradas uma fase do processo de reabilitação em que os pacientes optam por participar. Caso o paciente não tenha condições de exercer a atividade desejada por suas limitações, ele é encaminhado para outra oficina. De acordo com a terapeuta ocupacional, há uma triagem para indicar as atividades adequadas para cada paciente.

Fonte: Secretaria de Estado da Pessoa com Deficiência

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário