quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Tecnologia facilita a vida das pessoas com deficiência

Comente!

Existem programas gratuitos que fazem a leitura de tudo o que acontece no computador. Cães Guia também são muito úteis.

Jair Suavi mora em Santa Catarina e veio visitar sua namorada Francisca Josefa em Teresina. Fato comum, que ocorre na rotina de muitos casais, a diferença é que os dois são deficientes visuais e graças a programas de computador acessíveis permitiram que eles se conhecessem na internet e começassem a namorar.
Francisca é funcionária concursada da Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência - SEID, Jair é Psicólogo, estão namorando há um ano e sete meses e se conheceram em uma sala de bate-papos na internet. “Tínhamos um chat (sala de bate papo) na internet só de pessoas com deficiência, onde conheci o Jair, começamos a conversar, nos conhecermos melhor e em seguida começamos a namorar”, frisou Francisca.
Jair ressaltou que atualmente a tecnologia acessível melhorou a vida das pessoas que tem deficiência visual. “Temos hoje dois programas de computador o Virtual Vision e o NVDA, que são gratuitos”. Estes programas fazem a leitura de tudo que acontece no computador para o deficiente visual, possibilitando que a utilização das máquinas, para trabalho, estudo e lazer.
Nesta visita de Jair a Teresina, ele veio com uma companhia especial, Sita, um labrador de 2 anos e meio que serve de cão guia. Jair está com Sita há oito meses, desde então sua vida está bem melhor. “Posso dizer que a Sita faz o que a oftalmologia não pode fazer, que é devolver minha visão”. Ele explicou que Sita foi treinada para ser um cão companhia e trabalho. “Depois que Sita veio para minha vida, não cai mais em buracos ou esbarrei em obstáculos na rua, facilitou muito minha vida”.
Ele frisou que o cão guia serve com uma excelente ferramenta inclusão, “as pessoas ditas normais, tem receio de se aproximar do deficiente e o cão faz esta ponte”.

Escola para cães-guias

Em Santa Catarina existe um Centro de Treinamento Helen Keller – uma insituição sem fins lucrativos que faz o treinamento para cães- guias. “Eu fiz cadastro no centro e fui contemplado com Sita”. Jair falou que fez um treinamento para que pudesse se adaptar a sua nova companheira.
O centro prepara cães guias para todo o país. Jair Suavi frisou que existe uma fila de espera, mas os cães são entregues às pessoas com deficiência visual sem qualquer custo. Os cães são treinados durante um ano e meio a dois anos. A legislação garante acesso livre do cão guia a qualquer estabelecimento público e privado de uso público, assim com serviços de transporte (terrestre, marítimos e aéros).

Mais informações sobre cães- guias
www.caoguia.org.br/

Fonte: http://www.seid.pi.gov.br/

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário