sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Conta de água em braile é um serviço que pouca gente conhece

Comente!
Emitir faturas especiais para os consumidores que têm deficiência visual é lei desde 2006. No entanto, no Distrito Federal, apenas 11 aderiram à conta em braile.

É através do tato que o artista plástico Flávio Silva sabe quanto vai ter que pagar pela conta de água todos os meses, em Brasília. “Vou pagar R$ 44,67”, fala. Ele perdeu totalmente a visão em um acidente há 12 anos e há apenas dois anos, Flávio, recebe as contas da Caesb e da CEB em braile, sistema especial de leitura para deficientes visuais. “Para mim é de grande importância, pois com a conta em mãos eu posso fazer uma comparação com o mês anterior e fazer um controle”, indica.
Dados da Associação Brasiliense de Deficientes Visuais mostram que, atualmente, 180 mil pessoas no Distrito Federal com problemas de visão. Pelo menos 30% são totalmente cegas.
Emitir faturas especiais para os consumidores que têm deficiência visual é lei desde 2006. A Caesb foi a primeira empresa pública do DF a cumprir a legislação, que pouca gente conhece. Até hoje, apenas 11 clientes recebem as contas em braile.
Para fazer a solicitação basta ir a um dos 14 escritórios comerciais da Caesb ou ligar para o número 115. O cliente deve apresentar laudo médico ou carteira de identificação de deficiente, fornecida pelo GDF e, ainda, ser responsável pelo imóvel e ter a conta de água no nome dele.
“É um satisfação grande a Caesb poder integrar na sociedade com um processo que é de interesse público. A nossa intenção é que esse número cresça”, fala Valtrudes Pereira Franco, diretor de comercialização da Caesb.
Para Flávio, a conta em braille é sinal de autonomia. “Facilita muito, porque hoje em dia verifico o valor da fatura e a data vencimento, e eu mesmo vou ao banco ou casa lotérica efetuar o pagamento”, afirma.

Fonte: http://dftv.globo.com/

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com
Conta de água em braile é um serviço que pouca gente conhece

0 comentários:

Postar um comentário