sexta-feira, 4 de março de 2011

Twittando sem as mãos?

Comente!
Sistema intendiX pode ser usado por deficientes físicos para publicar tweets e digitar com o cérebro
Ricardo Fraga

Durante a CeBIT Global Conferences, a maior exposição comercial do mundo de serviço de telecomunicação digital e TI, que está sendo realizada na cidade alemã de Hannover, a empresa Guger Technologies apresentou o sistema intendiX, cuja função é permitir que pessoas, apenas com o movimento dos olhos, escrevam mensagens curtas no computador, inclusive em redes sociais, como o Twitter.
O sistema intendiX é composto por uma touca maleável equipada com dezenas de eletrodos eletroencefalográficos, um amplificador de ondas cerebrais portátil e um aplicativo que analisa e decodifica as informações captadas pelos eletrodos.
“Os sistemas de análises de ondas cerebrais tradicionais exigem horas de treinamento para aprender o padrão das ondas do usuário e possuem variações, muito diferente do intendiX, que consegue reunir informações suficientes em menos de 10 minutos de uso”, disse Markus Bruckner, engenheiro que trabalha no projeto. O sistema consegue identificar ondas emitidas pelo cérebro apenas 300ms após o estímulo. Este “é o mesmo sinal, quando você vê as luzes de freio de um carro na sua frente”, completou Bruckner.
Para inserir uma mensagem usando o intendiX, o usuário deve olhar para cada uma das letras em um teclado exibido na tela. Em seguida, o software irá fazer com que as colunas de caracteres pisquem na tela até que o cérebro do usuário reaja com o piscar da coluna que contém a letra escolhida. O mesmo processo é feito com as linhas de caracteres. Ao reagir com o piscar da linha onde está localizada a letra escolhida, o sistema automaticamente insere o resultado do teste. “Leva 40 segundos por letra no início, mas com o aprendizado, o tempo diminuiu para 0,9 segundo por letra”, afirmou Bruckner.
Além de permitir que deficientes físicos se comuniquem, a empresa pretende oferecer sistemas que propiciem mobilidade dentro de casa, como abrir portas ou acender e apagar lâmpadas, tudo através do movimento dos olhos. Atualmente, um gel é utilizado para conduzir as ondas cerebrais até o computador, mas a empresa está trabalhando em uma nova versão que não exija a utilização deste recurso.

Fonte: Techtudo

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário