quarta-feira, 4 de maio de 2011

Agência Tátil é escolhida para criar a marca Paraolímpica Rio 2016

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Decisão do Comitê Paraolímpico Internacional reconhece trabalho do Comitê Rio 2016 no processo seletivo para a agência de design

A agência brasileira Tátil Design de Ideias foi escolhida pelo Comitê Paraolímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês) para desenvolver a marca dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016. A decisão reconhece a representatividade do processo conduzido pelo Comitê Organizador Rio 2016, que, no ano passado, selecionou a Tátil para criar a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016.
A marca dos Jogos Paraolímpicos terá exposição nacional e internacional por cinco anos após seu lançamento, representará visualmente o evento em produtos e campanhas e aparecerá nas imagens de televisão transmitidas para bilhões de telespectadores em todo o mundo durante e após os Jogos.
Alexi Schäfer, Gerente Sênior de Marketing e Transmissões do IPC, disse que “como os Jogos Paraolímpicos estão diretamente ligados aos Jogos Olímpicos, faz sentido que a marca Paraolímpica Rio 2016 nasça da essência dos Jogos do Rio de Janeiro, uma vez que as duas marcas vão conviver em diversas situações.
“A marca dos Jogos Paraolímpicos Rio 2016 vai celebrar a singularidade da marca Paraolímpica e seus valores, que são baseados nos ideais de seus atletas."
“Com a Tátil, teremos a certeza de contar com uma agência que já está imersa nos valores dos Jogos e que vai respeitar a necessidade de sinergia para garantir uma integração da identidade visual dos dois eventos.”
O Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB) concorda com gerente do IPC.
"Já tivemos experiência semelhante nos Jogos Panamericanos e Parapanamericanos do Rio, em 2007. Apesar de serem duas logos distintas, elas falavam entre si, eram da mesma família", disse o presidente do CPB, Andrew Parsons.
O Presidente do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, Carlos Arthur Nuzman, elogiou a decisão do CPI: “A decisão do Comitê Paraolímpico Internacional é mais um atestado de excelência do trabalho realizado pelo Comitê Rio 2016, amplamente aprovado pelos mais diversos públicos. Tenho a absoluta certeza de que teremos uma marca Paraolímpica inovadora e criativa e que promoverá a imagem da cidade, do país e do Movimento Paraolímpico por todo o planeta.”
A escolha da Tátil como agência criadora da marca Olímpica foi fruto de um processo que durou cinco meses e contou com 139 inscritos. Foram selecionadas 24 empresas para entrevistas individuais e oito finalistas foram escolhidas para apresentar ideias para uma Comissão Julgadora formada por 12 membros nomeados por seu conhecimento em criação e aprovação de programas de marcas ou pela experiência em Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, incluindo membros dos três níveis de Governo – federal, estadual e municipal.
Sócio-Fundador e Diretor de Criação da Tátil, Fred Gelli garantiu que agora a agência está ainda mais preparada para o desafio: “Termos sido escolhidos para desenvolver a marca dos Jogos Paraolímpicos foi uma enorme honra para a Tátil. Vamos usar toda a experiência e o alto nível de envolvimento do nosso time com os valores Rio 2016 somados ao mergulho no universo Paraolímpico, seus valores e sua essência. Queremos criar uma marca que possa inspirar as pessoas tanto quanto um atleta Paraolímpico o faz por meio da sua determinação e capacidade de se superar”.

Sobre o Comitê Organizador Rio 2016

O Comitê Organizador Rio 2016 é uma associação civil de direito privado, com natureza desportiva, sem fins econômicos, formada por Confederações Brasileiras Olímpicas, pelo Comitê Olímpico Brasileiro e pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro. Sua missão é promover, organizar e realizar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, seguindo as diretrizes do Contrato da Cidade-Sede, do Comitê Olímpico Internacional, do Comitê Paraolímpico Internacional e da Agência Mundial Antidoping, e respeitando a legislação brasileira, a Carta Olímpica e o Manual de Regras do IPC.

Sobre os Jogos Paraolímpicos Rio 2016

Os Jogos Paraolímpicos Rio 2016 serão realizados de 7 a 18 de setembro e contarão com cerca de 4.200 atletas de mais de 150 países. Com a inclusão do paratriatlo e da paracanoagem a partir de 2016, o programa dos Jogos cresceu para 22 esportes. Mais de 70 emissoras de televisão mostrarão os Jogos para uma audiência global. Os Jogos Paraolímpicos Pequim 2008 tiveram um crescimento de 200% no tempo de transmissão comparados com Atenas 2004 e foram vistos por uma audiência acumulada de 3,8 bilhões de pessoas. Em torno de 5.500 jornalistas e dois milhões de espectadores são esperados no evento, que mobilizará ainda 30.000 voluntários.

Sobre a Tátil

A Tátil é uma consultoria de estratégia, construção e gestão de marcas, que usa o branding e o design para criar conexões sustentáveis entre pessoas e marcas. A empresa possui escritórios no Rio e em São Paulo e conta com mais de 100 colaboradores em um grupo multidisciplinar, composto por designers e profissionais de planejamento, estratégia, negócios, redatores, biólogos, entre outros. A Tátil possui mais de 20 anos de experiência na construção de marcas, mais de 100 prêmios nacionais e internacionais e uma carteira de clientes formada por grandes empresas de diferentes segmentos.

Fonte: Comitê Organizador Rio 2016

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