segunda-feira, 16 de maio de 2011

Aprovada isenção de Imposto de Renda para aposentadoria de deficiente

2 comments
Benefício, que já existia para pessoas com síndromes, é extendido para pessoas com qualquer tipo de deficiência

A Comissão de Seguridade Social e Família aprovou nesta quarta-feira, dia 11, o Projeto de Lei 6990/10, do deputado Eleuses Paiva (DEM-SP), que isenta do Imposto de Renda os proventos de aposentadoria de pessoas com deficiência física, auditiva, visual e mental. Atualmente, a legislação já isenta do Imposto de Renda as aposentadorias pessoas com doenças graves, câncer e mal de Parkinson.

Segundo o texto aprovado, “a pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, os quais, em interação com diversas barreiras, podem obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdades de condições com as demais pessoas”. Serão beneficiados pela isenção de IR os proventos de aposentados que se enquadrarem nessa definição.

Elcione Barbalho disse que a isenção de IR é necessária porque os aposentados com deficiência possuem gastos elevados com tratamentos de saúde, cadeiras de rodas, medicamentos e transportes especiais. Ela lembra que esses gastos, por vezes, superam a renda dos aposentados e exigem complementação por parte de familiares e amigos.

Fonte: Diário Comércio, Indústria e Serviços

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

2 comentários:

  1. Olá, sou deficiente fisico, tenho distrofia muscular, CID G71,0 tenho isenção para automovel, e gostaria de saber se tambem tenho isenção de Imposto de renda ( obs. nao sou aposentado, estou na ativa.) Se tenho tal direito gostaria de saber como proceder
    desde já obrigado
    atenciosamente

    ResponderExcluir
  2. Sou paraplégico,aposentado desde 2002 da Policia Militar de São Paulo por tempo de serviço,fui vitima de disparo de arma de fogo em 2008,sou cadeirante,tenho gastos com fraldas,com sondas de alivio,pomadas,transportes,queria saber se sou isento do imposto de renda. WALTHER ANTONIO DIOGO,SOROCABA,SP DESDE JÁ OBRIGADO ATENCIOSAMENTE.

    ResponderExcluir