sexta-feira, 8 de julho de 2011

Deficientes visuais que trabalham na indústria paulista ganham cães guia

Comente!
O plano é entregar 32 cães às famílias selecionadas pelo programa ainda este ano. No próximo ano, a ideia é treinar mais de 100 cachorros.


O Projeto Cão-Guia do Sesi-SP vai alcançar mais de 30 pessoas com deficiência visual e a meta para o próximo ano é promover a inclusão social com mais de 100 cachorros treinados, afirmou na manhã desta terça-feira o presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Paulo Skaf, durante lançamento do programa.

O projeto, que viabiliza o treinamento e a doação de cachorros das raças Labrador e Golden Retriever para deficientes visuais, é o primeiro a ser colocado em prática no País, segundo os organizadores.

“Hoje tem muito pouco (cão-guia), e a maior parte vem lá de fora, não é uma tecnologia brasileira. Então chegamos à conclusão da importância de ter uma tecnologia para isso aqui no Brasil”, afirmou Paulo Skaf em entrevista antes do lançamento. Ele acrescentou que o custo para preparar um cão-guia no estado de São Paulo chega a R$ 24 mil.
O plano é entregar 32 cães às famílias selecionadas pelo programa ainda este ano. No lançamento desta terça-feira, foram entregues sete. Mas “para o próximo ano, a nossa meta é triplicar esse número. Temos uma meta de chegar a 100 cãezinhos treinados e doados”, estimou Skaf.
A primeira etapa é conviver com o animal em diversos ambientes sociais até o filhote completar um ano. No segundo momento, o cachorro deixará a família que o acolheu e será encaminhado para o centro de treinamento do Instituto Meus Olhos têm Quatro Patas para adestramento especializado. O treinamento dura de seis a oito meses.
A terceira e última etapa é o período de instrução no qual o cachorro escolhe o seu futuro dono para dar início ao processo de adaptação. Os cães serão doados mediante análise feita pelo Sesi-SP de cada caso dos inscritos no programa.
De acordo com levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE) em 2000, São Paulo é o estado com maior número de pessoas com deficiência visual (23.900). No Brasil existiam 148 mil e 2,4 milhões com grande dificuldade de enxergar. O projeto tem apoio da Fundação Dorina Nowill.

Fonte: http://www.sesisp.org.Br.

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário