quinta-feira, 14 de julho de 2011

Tecnologia permite sentir texturas em celulares e computadores

Comente!
Empresa finlandesa desenvolve um dispositivo que permite aos usuários ter a sensação de textura em telas touchscreen. Deficientes visuais seriam os grandes beneficiados.
Ana Ferrareze

Quando em 1825 o francês Louis Braille criou o método de leitura por meio do tato que hoje leva seu nome, provavelmente não fazia ideia que centenas de anos depois o mundo das letras iria além de canetas e papéis. O que diria ele diante das telas touchscreen que dominam os smartphones e tablets modernos? No mínimo pensaria em uma maneira de os deficientes visuais também acessarem a tecnologia. É o que a empresa finlandesa Senseg está tentando fazer, mas não apenas com essa finalidade. Afinal, quem não gostaria de poder sentir a textura de algo enquanto navega pela internet? Ou então matar a saudade de alguém querido ao “tocar” uma fotografia?
A chamada tecnologia E-Sense opera milímetros acima da superfície da tela com os chamados “tactile pixels” ou, em uma tradução literal, pixels táteis. Desenvolvidos pela empresa, eles geram um campo elétrico que entra em contato com a pele do usuário, recriando sensações de textura, relevo e vibrações. Nos aparelhos em teste, já é possível sentir materiais como pedra, madeira, metal e botões. Outra facilidade é localizar hyperlinks nas páginas da web. Após o clique, uma vibração significa um aviso.
O computador conta com um dispositivo anexo, como um mouse
A Toshiba se interessou pela ideia e é a primeira empresa a fazer experimentos para tentar implementar a tecnologia da Senseg em seus produtos, como pode ser conferido no seguinte vídeo:

http://www.youtube.com/watch?v=jXITjLurof0&feature=player_

Fonte: Época Negócios

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário