Missa será realizada em 23 de setembro, no Rio de Janeiro, e contará com audiodescrição e libras.
Há católicos que não frequentam a nossa Igreja por simples razões: os cadeirantes informam que as suas cadeiras de rodas não passam pelos espaços garantidos à circulação. Os cegos reclamam que não conseguem ter o global entendimento dos fatos que acontecem na Missa. Os surdos e surdocegos também não têm como participar prazerosamente dos encontros nas Igrejas em geral. Até para os idosos têm reclamações quanto a mobilidade, audição e visão nas cerimônias. Hão, outrossim que igualmente ser computados como excluídos das cerimônias as pessoas com deficiência intelectual, idosos e disléxicos.
Diante dessa breve explanação e por serem os católicos 57% (censo demográfico 2000) da população é que cumprirá ao nosso admirado e estimado "D. ORANI" celebrar a PRIMEIRA SANTA MISSA TOTALMENTE ACESSÍVEL na nossa "Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro". Sem titubeios foi que "D. ORANI" disse sim ao ouvir a solicitação e marcou a cerimônia para o dia 23 de setembro, às 10h, na catedral.
De forma concisa, a audiodescrição é a transformação das imagens em palavras. Com esse importante recurso de acessibilidade o cego pode, verdadeiramente, sentir-se incluído no contexto dos acontecimentos ao mesmo tempo que as pessoas sem deficiência visual. Vale frisar que a audiodescrição amplia também o entendimento de pessoas com deficiência intelectual, idosos e disléxicos.
A presença de intérpretes de libras também se faz obrigatório com os demais recursos, a fim de que as pessoas surdas também usufruam igual direito as informações em condições de igualdade com todos os demais.
Algumas providências bem mais simples hão que ser tomadas, de modo a beneficiar o trânsito/acesso/circulação das pessoas com mobilidade reduzida, tais como os cadeirantes, usuários de bengalas, de muletas e outros meios de locomoção. Para tanto hão que ser redimensionados os espaçamentos entre os bancos, bem como deverão ser observadas se as rampas de acesso permitem a esse seguimento uma afluência confortável, sem constrangimentos/impedimentos. Por mais esse contexto é que foi escolhida a "CATEDRAL", vez ser uma Igreja de construção moderna, o que facilita o conforto nesses aspectos.
Algumas Instituições estão apoiando a iniciativa, pelo que a sua participação será imprescindível na inteiração da semana da conscientização da sociedade na "LUTA DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA". Pedimos a divulgação dessa iniciativa de amor e solidariedade. Convide o seu vizinho, amigo, colega de trabalho, ...
Serviço:
Catedral Metropolitana de São Sebastião do Rio de Janeiro
Quando: 23 de setembro de 2011
Horário: 10h
Endereço: Avenida Chile 245, Centro - Rio de Janeiro, RJ
Informações: (021) 2240-2669 ou 2262-1797
Fonte: http://blogdaaudiodescricao.blogspot.com/
Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com
0 comentários:
Postar um comentário