quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Morre Luiz Baggio Neto, ex-secretário adjunto e fundador da Associação Brasileira de Síndrome Pós-Pólio

Comente!

Era um intenso defensor do desenho universal e das questões relacionadas a acessibilidade e mobilidade urbana

Formado em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), com carreira profissional de editor de livros desenvolvida ao longo de 28 anos, Luiz Baggio Neto, tinha deficiência física por seqüela de Poliomielite.
Vinha atuando como ativista do movimento de pessoas com deficiência desde 1981, tendo assessorado projetos relativos a acessibilidade para a ABNT, o Governo do Estado de São Paulo, a Prefeitura de São Paulo, além de empresas e organizações civis. Em 2006, recebeu a indicação para o "Prêmio Santo Dias" de Direitos Humanos, da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo.
Foi Diretor do Instituto Brasileiro da Diversidade e fundou e presidiu a Associação Brasileira de Síndrome Pós-Poliomielite onde permaneceu até 2008.
Foi presidente do Conselho Municipal da pessoa com deficiência de São Paulo, e Secretário Adjunto da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência de São Paulo.
Recentemente vinha ocupando a função de assessor para Inclusão da União de Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP).
Faleceu na noite de 07 para 8 de novembro de 2011 em virtude de complicações cardio-respiratórias.
Era um intenso defensor do desenho universal e das questões relacionadas a acessibilidade e mobilidade urbana.

Abaixo, algumas de suas citações e frases publicadas nos diversos blogs e redes sociais que participava:

"Tecnologias assistivas são efetivamente os apoios à mobilidade que necessitam urgente desenvolvimento. No entanto, políticas públicas que compreendam, por exemplo, a responsabilidade e a propriedade do Município sobre as calçadas, são prioridades."

"o sistema viário é um espaço em permanente disputa entre diferentes atores, que se apresentam como pedestres e condutores."

desenhouniversal.com/profile/LuizBaggioNeto

"A nacionalização do movimento era muito difícil, pois claro, não havia, como hoje, Internet, nem Skype. Tudo era na base do telefone e do correio. O telefonema interurbano era caro e a carta demorava muito. Não era fácil, mas todo mundo, ao seu modo, estava tentando construir uma plataforma básica de reivindicações para dar o salto. Muitas dessas pessoas já morreram. Foram fundamentais para o que somos hoje e para o que o movimento é atualmente. Com o desaparecimento delas, perdeu-se também parte da história, lamentavelmente."
Luiz Baggio Neto (Facebook)

"A saúde pública, a educação e a assistência social precisam atender com urgência as famílias com autistas. Há um descaso das autoridades e omissão no atendimento." (Facebook)

"Somente porque há os desesperançados é que nos é dada a esperança." (Walter Benjamin) citada como "frase preferida" por Luiz Baggio em seu perfil no Facebook

Fonte: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário