segunda-feira, 7 de novembro de 2011

SP lança primeiro dicionário digital bilingüe para pessoas com deficiência visual

Comente!
Acesso à leitura

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência lançou no dia 04/11 o primeiro dicionário digital bilíngue (português-inglês e inglês-português) em formato Daisy (Digital Accessible Information System), ferramenta de leitura digital que permite à pessoa cega ou com baixa visão acesso à leitura de forma rápida e estruturada. O lançamento aconteceu em São Paulo, durante o Congresso Internacional de Livros Digitais Daisy, cujo temafoi "Livro Digital, Inclusão e Mercado: novas perspectivas para produção".
O projeto, parceria entre a Secretaria e a Fundação Dorina Nowill para Cegos, permite que, por meio de um CD, pessoas com deficiência visual consigam visualizar o conteúdo do texto em vários níveis de ampliação e ouvir a sua gravação em voz sintetizada de forma simultânea. A ferramenta também possui mecanismos de busca por palavras, notas de rodapé opcional, marcadores de texto, soletração, leitura integral de abreviaturas e de siglas, além de emitir a pronúncia correta de palavras estrangeiras.
Em uma ação pioneira, foram distribuídos 600 exemplares do dicionário (português-inglês e inglês-português) para todas as bibliotecas públicas do Estado de São Paulo. Outros 400 exemplares serão distribuídos pela Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência aos postos do Acessa SP e escolas estaduais.

Fonte: Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário