terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Ilha Solteira (SP) tem primeira praia acessível de água doce do país

1 comment
Cidade paulista recebeu dez cadeiras anfíbias do Programa Praia Acessível, no domingo, dia 15.


A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência leva o Programa Praia Acessível ao interior de São Paulo, onde o mar está distante e a população conta com as "prainhas" de água doce. A prefeitura da Estância Turística de Ilha Solteira recebeu dez cadeiras anfíbias, entregues em 15 de janeiro, na Praia Catarina. O objetivo é promover a inclusão de pessoas com deficiência também no lazer.
O Programa Praia Acessível foi lançado em 2010 e tem como objetivo oferecer tecnologia assistiva para que pessoas com deficiência possam usufruir do banho de mar ou de rio com segurança e dignidade. A Secretaria é responsável pelo fornecimento das cadeiras e as prefeituras oferecem equipes de suporte para atendimento aos usuários.
É a primeira vez que a Secretaria leva o programa a um município que não conta com a proximidade do mar. No litoral paulista, os municípios de Cananéia, Mongaguá, Itanhaém, São Sebastião e Ubatuba receberam também dez cadeiras anfíbias cada. O Guarujá foi beneficiado com 16 unidades e Iguape duas. As unidades utilizadas no Praia Acessível são feitas com um tipo de pneu especial, que permite superar a dificuldade de locomoção na areia, e também não afundam dentro da água. Devido à sua altura, é possível o usuário entrar na água, em uma profundidade não perigosa. Existe facilidade na transferência para a cadeira, que possui braços removíveis.
O programa Praia Acessível já beneficiou mais de 5 mil pessoas e vem acontecendo aos finais de semana em São Sebastião, Ilha Comprida, Ilhabela, Bertioga, Guarujá e Santos. A partir de janeiro de 2012, o programa será implantado em Iguape, Cananéia, Mongaguá, Itanhaém e Ubatuba. Agora, também Ilha Solteira está sendo beneficiada.

Fonte: http://www.pessoacomdeficiencia.sp.gov.br/

Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. É um exemplo maravilhoso que deveria ser imitado por Florianópolis.

    ResponderExcluir