sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Histórias de Novembro - Ilka Santos

1 comment
Há 17 anos , tive um relacionamento com um rapaz, em que fui muito feliz, porém ele nutria por mim um ciúme doentio. Em um de nossos passeios, fomos a casa de praia dele aonde já estavam sua irmã e o namorado dela. O fato é que ele cismou que o rapaz estava me paquerando, então, na volta para casa, ele dirigia em alta velocidade apesar dos meus apelos e sofremos um acidente automobilístico do qual resultou em um Traumatismo Raqui-medular e consequentemente em paraplegia o que mudou completamente minha vida.
Gostaria de deixar claro que quando falo que minha vida mudou, não significa que foi para pior em todos os aspectos. As pessoas se perguntam, como não foi para pior se ela parou de andar?
É isso mesmo, a partir daquele dia eu não pude mais andar, mas ainda tinha muitas coisas para fazer na minha vida, haviam dois caminhos para trilhar, e apenas eu poderia escolher, que seria ficar e lutar ou entregar os pontos e viver uma vida cheia de sofrimentos. Decidi então que deveria lutar, por mim, pela minha vida, e pela vida daqueles que até então dependiam de mim. Essa foi a melhor escolha que eu poderia fazer.
Sou enfermeira e na verdade em momento nenhum pensei que não conseguiria
continuar exercendo minha profissão, que pra mim era tão importante, pois sempre amei o que fazia.
Tive um grande apoio dos meus colegas, amigos e familiares. Na época minha querida mãezinha estava ainda entre nós e foi muito importante nesse momento, pois com ela eu sabia que poderia contar sempre e assim aconteceu.

Meu namorado foi sempre presente e depois de 5 anos terminamos o namoro justamente por causa do ciúme dele que nunca melhorou, pelo contrário, só piorou.
A nova situação veio mostrar o quanto certas coisas nas nossas vidas, coisas que as vezes nos parecem tão pequenas, insignificantes, mas que passam a valer muito. Hoje posso dizer que sou uma pessoa melhor, cheia de erros e acertos como todo ser humano, mas consigo fazer minha auto avaliação com mais clareza, digamos que sem "puxar a sardinha pra meu lado "
Tudo começou em no dia 10  de março de 1996,estava retornando de um passeio na praia, quando o carro derrapou e aconteceu o acidente.
Engraçado como naquela hora eu mantive a calma total, conseguia instruir as pessoas de como me posicionar, me pegar e até mesmo transportar, e assim foi feito. Era como se meu espírito tivesse por alguns instantes saído do meu corpo e ficasse do lado de fora dizendo o que fazer, foi assim que me senti.
No momento do acidente, imediatamente ouvi um " estalo" na coluna e em seguida tive a sensação de que minhas pernas inflavam, logo percebi que minha medula havia sido atingida, isso devido ao fato de ser enfermeira e ter uma certa experiência no assunto.
Dali em diante, até a chegada ao hospital, tudo que lembro é que as dores no local eram muito intensas, quase que desesperadoras. Chegando ao hospital que trabalho, as pessoas que lá estavam e me conhecem, ficaram muito assustadas, ao ver que a vítima dessa vez era uma colega.
Os dias que se seguiram foram difíceis, dez dias depois fiz uma cirurgia para estabilizar a coluna, artrodese(haste). Após alguns dias fui transferida pra o Hospital Sarah em salvador para iniciar então minha reabilitação.
Lá fiquei 4 meses, costumo dizer que foram os piores de minha vida, não tanto pelo hospital, mas por estar longe de minha mãe e meus 3 filhos, gêmeas de 29 anos e um rapaz de 23.......todos gatos rs
Eu não via a hora de poder voltar pra minha família e meu trabalho. No início esse retorno ao trabalho foi difícil, porque algumas pessoas achavam impossível que eu pudesse retornar as minhas atividades. Um dia um vizinho meu chegou a me dizer que eu jamais conseguira retornar ao trabalho, e que eu deveria dar aulas particulares, essa era a decisão que ele havia tomado por mim,respondi a ele que iria voltar na minha profissão, ele ficou perplexo e fez um ar de duvida, porém todos os dias ele me vê saindo para trabalhar.
Coordenei o setor de  Clínica Cirúrgica durante vários anos, passei em um concurso para ser professora da Universidade Estadual da minha cidade, fui professora do curso Técnico e,coordenadora de enfermagem do SAMU e  de um hospital estadual, no qual trabalho , durante 5 anos e atualmente sou enfermeira da Comissão de Captação de Órgãos e Tecidos  para Transplantes, é difícil lidar com a dor da morte, mas quando lembro que através disso estarei ajudando outras pessoas que tem cada dia menos esperança de sobreviver e outras que nunca viram a luz do dia, eu me reinvento e parto para a entrevita com a família, digo reinventar porque cada caso é um caso, e deixo que meu coração decida como falar com essas pessoas em um momento tão difícil.
Há anos tenho o sonho de gravar um cd, pois sempre fui muito “musical”, desde o ventre, já que meu pai tocava sax para mim nessa época, depois aos 7 anos fui estudar piano, posteriormente nos mudamos para o Rio de Janeiro onde estudei por 7 anos na Escola Nacional de Música, comecei a estudar violão e meu professor que todos os anos faz uma apresentação com seus alunos e convidados para cantar , me disse que queria que eu cantasse também, e foi assim que o sonho de cantar foi se tornando realidade. Me apresentei em dois shows dele, cantando e tocando violão e a vontade de gravar o cd foi crescendo até que em junho desse ano, com a ajuda de um amigo que tem um estúdio gravamos o meu cd, em minha casa, pois como todos os outros estúdios da minha cidade, o estúdio dele não tem acessibilidade.Estou compondo minha primeira música e logo estarei divulgando.

Resumindo eu sou muito feliz

Abaixo um link do youtube e outro com outras faixas do cd.
https://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=kehLM_W1_Lk
https://soundcloud.com/ilka-santos
meu perfil do facebook
https://www.facebook.com/ilkasantos102
e minha fanpage
https://www.facebook.com/IlkaCd?ref=ts&fref=ts

[CONFIRA A MATÉRIA SOBRE O LANÇAMENTO DO CD DA ILKA CLICANDO AQUI!]

Este depoimento e fotos tem total autoria de Ilka Santos
-----------

HISTÓRIAS DE NOVEMBRO
Um projeto com exclusiva duração de Segunda a Sexta durante mês de Novrembro de 2013. Onde você pode compartilhar sua história de vida, trazendo à público toda sua superação! E também motivando pessoas!


Envie e-mail para deficientealerta@gmail.com assunto: Histórias de Novembro

Um comentário:

  1. Bom dia!! Ressaltando que meus filhos na época tinham 12, 12 e 7 anos, a idade que coloquei na história foi a atual rs
    Beijocas e muito obrigadapelo carinho

    ResponderExcluir