segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Papai Noel cadeirante, por Andrei Bastos

1 comment

Chegou o Natal e a agitação é grande no Polo Norte com os preparativos de última hora para a longa viagem do Papai Noel cadeirante. Finalmente o novo trenó de rodas, mais largo, ficou pronto e o bom velhinho faz um test drive pelos céus do Ártico. 2009 foi um ano de grandes comilanças nos muitos feriados e a gula deixou sua marca na aposentadoria do antigo veículo, incompatível com as novas medidas do nosso Noel.
Muitas outras coisas também mudaram, no mundo glacial, que diminuiu por causa do aquecimento do planeta, e no mundo tropical, que tem vivido períodos de grande turbulência climática pela mesma razão. Diante disso, a equipe multidisciplinar de engenheiros natalinos inclusivos, formada por profissionais com deficiências físicas, sensoriais e intelectuais, lançou mão da tecnologia mais avançada e construiu um trenó de rodas cheio de recursos de navegação acessíveis e movido a solidariedade humana, a energia mais limpa e poderosa que existe na Terra.
Com a aprovação no test drive, os presentes começam a ser carregados e logo se descobre que será necessário atrelar vários contêineres, pois a lista de pedidos é gigantesca neste Natal. Coçando a longa barba branca, Noel conclui que o aumento se deve às conquistas da luta pelos direitos humanos e manda juntar a cada presente um exemplar da versão para crianças da Convenção da ONU sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.
Apesar da enorme quantidade de presentes, nenhum deixou de ser analisado pela equipe técnica de acessibilidade do Polo, também multidisciplinar, que verificou qualidade, sustentabilidade e adequação às determinações de acessibilidade da Associação Ártica de Normas Técnicas (AANT). Cada criança com deficiência da Terra receberá o presente que pediu devidamente aprovado e com o selo da Organização Natalina Deficiências e Acessibilidade (ONDA).
Feliz da vida com o sucesso da organização deste Natal, ao menos dentro das fronteiras do Ártico, nosso querido velhinho agora dedica todo o seu brilhantismo intelectual de PCC (Paralisado Cerebral Criativo) à elaboração de uma estratégia de enfrentamento e superação dos tristes problemas de preconceito, discriminação e falta de acessibilidade que vai encontrar na viagem, como estranheza diante do seu “Ho, ho, ho!” mal pronunciado, exclusão total das crianças com deficiência pobres, não aceitação por pais de crianças atendidas por seu colega sem deficiência, desrespeito a vagas de estacionamento reservadas, ruas e prédios públicos e privados sem acessibilidade e, pior de tudo, chaminés estreitas…
Mesmo com esses obstáculos a vencer, é com a alegria pelas conquistas de emancipação das pessoas com deficiência já obtidas somada às 2.009 alegrias das comemorações pelo nascimento de um menino que se tornou apóstolo de uma inclusão absoluta que nosso Papai Noel cadeirante vai à luta. Ou melhor, pois é verdade e estamos em clima natalino: vai correr o mundo distribuindo presentes de amor e solidariedade. A nós, simples humanos com deficiência, cabe incorporar esses presentes à nossa vida, sonhar com um Natal inclusivo de verdade e, como ninguém é de ferro, cair de boca nos comes e bebes da festa!

Fonte: Agência Inclusive

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. Querida Cybelle,

    Muito obrigada pelo carinho!!
    Um lindo Natal e uma Ano Novo de muitas felicidades para você e sua família!
    E vamos continuar nossa luta...

    Beijos!
    Vera

    ResponderExcluir