quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Crianças dão exemplo de superação em colônia de férias

Comente!

Meninas especiais aprendem instruções sobre ecologia e noções de civismo

O Projeto Golfinho, colônia de férias promovida pelo Corpo de Bombeiros, continua acontecendo na Praia da Pajuçara, fazendo a alegria de dezenas de crianças. A iniciativa oferece a 500 jovens - divididos em quatro grupos de faixa etária entre 8 e 13 anos - instruções sobre ecologia, noções de civismo, prevenção de acidentes, lições de primeiros socorros e salvamentos aquáticos.
Em sua terceira semana, o projeto conta com a presença de duas meninas de 10 anos, que dão grande exemplo de superação: Giovanna, que sofre de paralisia cerebral e Luana, deficiente auditiva. Elas são algumas das alunas mais ativas do programa, participando diariamente das atividades do curso.
Com o apoio oferecido pelos instrutores e com a ajuda das outras crianças, as garotas mostram, com um sorriso estampado no rosto, que mesmo diante de suas limitações, elas são capazes de realizar as tarefas desenvolvidas durante o programa.
O coordenador da ideia, major Jack Emerson, fala da satisfação da equipe do Corpo de Bombeiros, em participar diariamente das atividades educacionais, colaborando para o desenvolvimento dos jovens.
“Casos como o de Luana e Giovanna, nos transmitem uma verdadeira sensação de dever cumprido, além de servir de exemplo para todos. Incluir esses jovens no meio de centenas de crianças, da sua faixa etária, mostrando que mesmo com suas limitações, eles são capazes de superar seus obstáculos, é muito estimulante”, disse o major
De acordo com ele, as crianças portadoras de Síndrome de Down, Distúrbio de Déficit de Atenção (DDA), também passaram pelo programa, todas elas tratadas de maneira igual, cumprindo a missão educativa do Projeto.
A mãe da menina Giovanna, Niedja Maria dos Santos, demonstra felicidade com a integração de sua filha. “Todo ano ela fica esperando ansiosamente a chegada das férias para poder participar do Projeto Golfinho. É uma alegria muito grande saber que ela está interagindo com crianças da sua idade e poder realizar as atividades como os outros. Vê a felicidade nos olhos da minha filha, não tem preço”, assumiu.
Para a mãe, a forma como as tarefas são desenvolvidas pelos instrutores, de maneira educativa e disciplinar, reflete na satisfação tanto das crianças, como nos pais. O soldado Társis Calheiros, é um dos responsáveis em transmitir as instruções em libras para a menina Luana durante todos os dias do curso.
“Apenas no primeiro dia tivemos alguns problemas. Ela ainda estava um pouco envergonhada, por conta da dificuldade em entender algumas instruções. Depois, ficamos um bom tempo juntos e foi aí pude repassar todo o material desenvolvido durante o dia. A partir desse momento, ela compreendeu que não haveria problemas em participar do curso e se tornou uma das alunas mais dedicadas”, analisou o soldado.

No final das férias

O Projeto Golfinho é realizado durante o período da manhã, na Praia da Pajuçara e no ginásio do Clube de Regatas Brasil (CRB), um dos colaboradores da iniciativa. O programa se estenderá até o próximo dia 30 de janeiro, e haverá uma grande festa de formatura com as crianças que participaram do curso. Na oportinidade, serão entregues premiações aos jovens que se destacarem durante os testes realizados, além de dinâmicas e competições.

Foto: Soldado Társis Calheiros é um dos responsáveis em transmitir as instruções em libras para Luana (Foto: Secom)
Fonte: Gazeta Web

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário