quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Pessoas com deficiência ainda têm dificuldade para estudar

Comente!

Mesmo com população de 24 milhões no país, deficientes ainda encontram inúmeras barreiras para frequentar escolas
Atualmente, existem no Brasil mais de 24 milhões de pessoas portadoras de necessidades especiais, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No entanto, por mais que se tenham diversas legislações que tentem garantir o acesso desta parcela significativa da população ao ensino, poucos avanços são feitos. De acordo com o Presidente da Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância (ACED) e ex-Ministro da Educação, Carlos Alberto Chiarelli, a dificuldade de acesso nas escolas e universidades, bem como a falta de preparo dos profissionais da educação, não ajudam a fomentar a inclusão de pessoas com deficiência.
Chiarelli destaca que este é um dos motivos que fazem com que a Educação a Distância (EAD) seja uma das melhores ferramentas para proporcionar um ensino de qualidade a estas pessoas. "O número de pessoas com deficiência no ensino superior a distância tem crescido anualmente. Somente entre 2007 e 2008, o aumento nas graduações foi de 340%. Hoje, aproximadamente 600 portadores de necessidades especiais estão cursando a faculdade utilizando esta metodologia", diz. Para o ex-Ministro, a utilização desta tecnologia proporciona que cada limitação seja atendida, desenvolvendo materiais específicos para cada deficiência. "Este é o segredo do sucesso da EAD, que leva o acesso ao saber a todos e sem discriminação, proporcionando avanços representativos para todo o país. A inclusão está efetivamente se implementando com esta nova ferramenta de educação", destaca.
No Paraná já existem duas turmas-piloto de um projeto educacional pioneiro que visa atender especificamente as pessoas com deficiência. As aulas são desenvolvidas por meio de um programa que oferece múltiplos materiais didáticos, desde o ensino fundamental até cursos de pós-graduação, passando por cursos preparatórios e de idiomas, considerando os diferentes tipos de deficiência. A previsão é que em março de 2010 estas primeiras turmas estejam com o curso finalizado para que se possam abrir outras classes. Esse projeto é realizado por meio de uma parceria entre a ACED, a Universidade Livre para Eficiência Humana (UNILEHU) e o IESDE (Inteligência Educacional e Sistemas de Ensino).

Perfil ACED

A ACED (Associação da Cadeia Produtiva de Educação a Distância) foi criada para abrigar as instituições que atuam nas áreas que participam do processo viabilização do sistema educativo a distância. Esta entidade engloba um expressivo número de instituições brasileiras de setores como universidades, escolas, editoras, produtoras de vídeo, empresas de informática, agências de publicidade e marketing, transportadoras, ONGs educacionais, entre outros. O objetivo é alavancar, cada vez mais, as ações em prol da Educação a Distância (EAD). Mais informações sobre a ACED podem ser obtidas no site da instituição

Fonte: Paranashop

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário