sexta-feira, 1 de janeiro de 2010

Deficientes visuais correm para romper barreiras e bater marcas

Comente!
O esporte continua sendo um terreno fértil para o rompimento de barreiras e promoção da inclusão social. Entre os participantes da São Silvestre deste ano, estiveram oito sorocabanos portadores de deficiência visual, pertencentes à equipe Semes/ACM Sorocaba . A faixa etária do grupo, que treina diariamente na pista do Jardim São Paulo e na academia da unidade central da ACM, varia de 26 a 60 anos.
Para participar da prova, os corredores especiais contam com a colaboração de professores e voluntários, que se oferecem como guias nas provas de rua. Uma espécie de cordão de sapato une o guia ao corredor. Para seguir o regulamento da prova, o guia nunca pode ultrapassar o competidor.
O grupo é comandado pelos técnicos Anderson Luiz Bruno e Mauro Peres e espera obter bons resultados na corrida deste ano. Ano passado , nossos atletas tiveram problemas durante a prova, mas isso não vai se repetir este ano. O objetivo é reduzir as marcas (tempos) em relação a 2008, comentou Anderson Luiz. Na última edição, a prova teve seu horário antecipado, o que deixou um guia sorocabano de fora.
Para chegar em boas condições para a disputa da prova de rua mais famosa do país, os atletas treinam de terça e quinta-feira , das 15h às 16h, na pista de atletismo , e completam o trabalho na academia, às segundas, quartas e sextas-feiras, no mesmo horário.
A equipe foi formada no ano passado e desde então vem crescendo e buscando novos desafios. Em 2008, os atletas deficientes visuais conquistaram o 3.º lugar dos Jogos Regionais, participaram da corrida histórica TV Tem e disputaram a corrida de São Silvestre com apenas dois atletas - Fernandes Manuel da Silva e Adilson Patrício, ambos pela categoria B1 (cego total).
Para Anderson Bruno, independente do resultado a equipe já é vencedora . É preciso muita determinação para participar da São Silvestre. No caso deles o grau de dificuldade é ainda maior. Eles já são vencedores mesmo antes da largada da prova, comentou.

Fonte: Esporte Brasil - Notícias

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário