quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Ata facilitará compra de mobiliário escolar adaptado no município

Comente!

Está aberta a consulta pública para a licitação - na modalidade de pregão menor preço - que registrará valores para compra de mobiliário escolar adaptado. Na lista estão diversos itens que garantem melhor atendimento de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) matriculados na Rede Municipal de Ensino.
O objetivo é cotar os menores preços, que vão compor a nova Ata de Aquisição de Mobiliário Adaptado da Secretaria Municipal de Educação (SME), que é válida para todo o ano. A Ata de 2010 aumenta o número de itens disponíveis de 11 para 22. Entre eles estão mesa e cadeira escolares, diferentes tipos de cadeiras de rodas adaptadas e itens que garantem posturas alinhadas, estáveis e boa distribuição do peso corporal desses estudantes, favorecendo o aprendizado.
Com a novidade, quando um aluno é matriculado e precisa de algum item específico, as escolas - com apoio do Centro de Formação e Acompanhamento a Inclusão (CEFAI) de sua região - poderão solicitar o mobiliário com mais agilidade e com as características específicas que atendam às necessidades de cada estudante. Um fisioterapeuta ou um terapeuta ocupacional verificarão as medidas e particularidades necessárias ao móvel ou aparelho e acompanhará a entrega, garantindo resultado totalmente adequado.

Rede inclusiva - A iniciativa da Secretaria visa aprimorar ainda mais a política de atendimento em Educação Especial. Atualmente, cerca de 12 mil crianças, adolescentes, jovens e adultos com necessidades especiais estudam em escolas municipais. Todos freqüentam unidades regulares, compondo assim uma das redes públicas de ensino mais inclusiva do país.
Em 2010, começa o Programa Inclui, por meio do qual as escolas receberão materiais pedagógicos específicos, será firmado convênio com a Unifesp - para a formação e contratação de "cuidadores" - e com entidades especializadas para atendimento aos alunos no contraturno escolar; entre outras ações.

O Programa Minha Biblioteca de 2010 distribuirá livros em braile e em áudio às 179 Salas de Apoio e Acompanhamento à Inclusão - SAAIs serão acrescentados mais 60 espaços. A equipe de Educação Especial também preparou para este ano o Caderno de Atividades em Libras, para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. Esta é a primeira vez que uma rede de ensino publica um material tão específico. Além disso, projetos de Educomunicação envolverão também alunos surdos.

Até a próxima segunda-feira, 18/01, secretarias, autarquias, subprefeituras e empresas que tenham interesse em participar da Ata devem informar os itens e a estimativa anual pretendida. Mais informações sobre cada item e sobre a nova Ata podem ser obtidas pelo telefone 3396-0687.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação, 14/01/2010

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário