quarta-feira, 3 de março de 2010

Internações e exames com mais acessibilidade

Comente!

Hospital em SP instala camas especiais para exames ginecológicos, realiza mamografia sem sair da cadeira de rodas e oferece leitos regulados por comando eletrônico.

A partir de março, o Hospital Municipal Maternidade-Escola de Vila Cachoeirinha, em São Paulo, vai oferecer infra-estrutura para atendimento especializado às mulheres com deficiência.
O Hospital contará com camas especiais para exames ginecológicos, um mamógrafo que permite a realização do exame sem que a paciente precise sair da cadeira de rodas, leitos que mudam de altura por comando eletrônico e lifters - espécie de guindaste para transferir a paciente para o leito.
O projeto tem um aporte de R$ 250 mil da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED), e um de seus objetivos é ser pioneiro na geração de conhecimento em um campo de estudo ainda pouco explorado dentro e fora do país: a sexualidade e a saúde geral da mulher com deficiência.
Na prática, os recursos colocados à disposição do hospital também devem beneficiar outra parte de sua clientela, composta por pacientes obesas, idosas e pacientes com mobilidade reduzida devido a problemas oncológicos.
Depois da unidade de Cachoeirinha, o projeto completo - equipamentos, manual e treinamento - será levado a outros hospitais da rede municipal.

Pesquisa

Além dos equipamentos já instalados no hospital, a SMPED vai elaborar - com apoio do corpo clínico do hospital e outros especialistas - um manual de procedimentos que será utilizado para treinar os profissionais de saúde envolvidos no atendimento.
A proposta é que esse manual aborde desde aspectos comportamentais até características morfológicas decorrentes da deficiência, encampando ainda ações capazes de prevenir a presença de algum tipo de deficiência no feto.

Fonte: Portal da Prefeitura de São Paulo

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário