quarta-feira, 3 de março de 2010

Metrô de São Paulo entrega 10 elevadores para pessoas com deficiência

Comente!
Até o final deste ano, todas as 55 estações do Metrô serão plenamente acessíveis.

O Metrô de São Paulo entregou 10 novos equipamentos de circulação, sendo nove plataformas elevatórias verticais (PEV), nas estações Jabaquara, Conceição, Santa Cruz, Ana Rosa e Liberdade; e um elevador na Estação Sé. As estações contempladas com esses elevadores fazem parte da Linha 1-Azul, construídas na década de 70, antes da obrigatoriedade de prover condições de acessibilidade a pessoas com deficiência em edificações de uso público.
Dezoito equipamentos - nove elevadores e nove plataformas elevatórias, incluindo estes novos - já foram instalados e entregues à população. Como parte do projeto de adequação das estações, ainda está prevista a instalação de 25 PEVs e 20 elevadores especiais. A estimativa é que até o final deste ano todas as 55 estações do Metrô sejam plenamente acessíveis a pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Plano de investimentos

Para garantir a plena acessibilidade, o Metrô de São Paulo estabeleceu um plano de investimentos para a conclusão de todas as intervenções necessárias, que incluem, além da instalação de elevadores e plataformas elevatórias: instalação de piso tátil; modificação, instalação e adequação de escadas rolantes; instalação, pelo Centro de Controle Operacional (CCO), de sistema de monitoramento de pessoas com mobilidade reduzida; instalação de sinalização visual nos degraus das escadas e nas plataformas das estações; substituição dos corrimãos das rampas e escadas fixas; adequação dos sanitários públicos; instalação de bancos para obesos nos trens e plataformas; e implementação de telefones acessíveis para pessoas surdas e cadeirantes, entre outras ações.
Com os novos equipamentos, as pessoas com mobilidade reduzida terão mais autonomia durante a utilização do sistema metroviário.
Fonte: Portal do Governo do Estado de São Paulo

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário