quinta-feira, 11 de março de 2010

Urnas Acessíveis para Pessoas com Deficiência Visual

Comente!
Questionamento enviado pela CEAPcD no sentido de que urnas acessíveis sejam instaladas em todas as sessões eleitorais
José Oliveira Justino

Caros(as) Presidentes de Conselhos Municipais, Presidentes de Núcleos Regionais e Entidades

Atendendo a um questionamento que foi feito por um senhor deficiente visual que em sua sessão eleitoral as urnas não estavam acessíveis às pessoas deficientes visuais e que portanto, o mesmo deveria violar o sigilo de seu voto para ter certeza de que o seu voto estaria registrado devidamente.
Enviamos o questionamento ao juiz eleitoral que determinou que na sessão em que o postulante vota, a urna fosse acessibilizada para que ele pudesse fazer seu voto com total autonomia e ainda foi informado que seria necessário que todas as pessoas com necessidades idênticas informassem ao juiz eleitoral, para que a autoridade pudesse tomar as providências necessárias de providenciar uma urna acessível às pessoas com deficiência visual.
Tendo em vista o exposto, solicitamos a Vossa Senhorias, que verifiquem junto aos Conselhos Municipais e ONGs de sua região que tenham pessoas com deficiência visual como associados que os oriente no sentido de solicitarem a colocação de urna acessível em seus locais de votação, pedido esse que poderá ser feito via Conselho Municipal para reforçar a importância do pedido e envie o pedido ao juiz eleitoral da comarca solicitando essa providência.
Com este pedido, a justiça eleitoral demonstrando a necessidade de tais urnas creio que estaremos dando um avanço muito grande em defesa da cidadania e da inclusão das pessoas com deficiência visual podendo exercer livremente seu voto.
Estamos à disposição para quaisquer esclarecimentos que forem julgarem necessários e aproveitando a oportunidade para apresentar nossos protestos de estima e consideração.

Atenciosamente
José Oliveira Justino
Presidente do CEAPcD
Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência - SEDPcD
Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência - CEAPcD
Rua Auro Soares de Moura Andrade,564 Portão 10
3º Andar Barra Funda - SP CEP 01156-001
11 5212-3762/3787/3743/3744
email: jjustino@sp.gov.br

Fonte: Rede Saci

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário