quarta-feira, 5 de maio de 2010

Acessibilidade, Diversidade e Inclusão

Comente!
A Prefeitura de Mogi das Cruzes, a Câmara Municipal e o Conselho Municipal para Assuntos da Pessoa Portadora de Deficiência convida toda a população a participar do Seminário Municipal da Acessibilidade, Diversidade e Inclusão 2010, que se realizará no dia 20 de maio no Auditório “Vereador Tufi Elias Andery” na Câmara Municipal, e contará com as presenças de especialistas na área e discutirá ações práticas para garantir a acessibilidade das pessoas com deficiência.

O evento tem como objetivo promover uma ação conjunta para que as pessoas com deficiência tenham seus direitos assegurados por meio de uma efetiva articulação com as diversas pastas relacionadas ao tema, além das entidades ligadas à pessoa com deficiência e empresas privadas, garantindo, assim, que as oportunidades para este segmento sejam ampliadas e a diversidade respeitada. Pretende ainda, divulgar e colaborar com o processo de discussão das políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Programação

08h30 Credenciamento

10h00 Abertura do Seminário

11h00 às 12h00 Palestra: Luiz Gonzalez da AVAPE – Associação para Valorização e Promoção de Excepcionais - “Empregabilidade”
AVAPE - Fundada em 1982, a AVAPE é uma instituição filantrópica beneficente de assistência social, que tem como missão promover as competências de pessoas com deficiência visando sua autonomia, segurança e dignidade para o exercício a cidadania. A AVAPE é considerada modelo de gestão, tendo sido a primeira organização em sua área de atuação a receber a certificação ISO.


12h00 às 13h00 Intervalo

13h00 às 14h30 Palestra: Jairo Marques - “Pessoas com Deficiência”
JAIRO MARQUES - Jornalista e Professor da Faculdade de Comunicação da Universidade Metodista de SP, 35 anos, atuou como repórter da Folha durante sete anos participando das mais diversas coberturas pelo país. Ingressou no jornal por meio do programa de treinamento da 27ª turma, em 1999, meses após se formar em jornalismo pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Depois de várias andanças pelo Brasil e conhecendo realidades de vida distintas, resolveu fazer pós-graduação em Jornalismo Social na PUC-SP. Atualmente, é chefe de reportagem da Agência Folha, coordenando a produção da equipe de correspondentes nacionais do jornal e mais um grupo de repórteres na sede, em São Paulo.

14h30 às 15h30 Palestra: Ivone Engelmann- “Inclusão”
IVONE ENGELMANN - Graduada em Química, pós Graduada em Programação Neurolinguistica, professora há 28 anos e palestrante há 10, adotou em suas palestras a Terapia do Riso. A Terapia do Riso é uma técnica terapêutica de sutilização, pois ela possibilita o resgate do nosso otimismo, do bom astral, do bom-humor, enfim, do estar de bem com a vida, um estado natural da nossa criança interna, um ser absolutamente espontâneo e sutil.

15h30 às 16h00 Intervalo

16h00 às 17h00 Palestra: Mara Gabrilli - “Acessibilidade e Legislação“
MARA GABRILLI - Psicóloga e publicitária, Mara Gabrilli, 42 anos, é vereadora na cidade de São Paulo, eleita com 79.912 votos em 2008, a maior votação a uma vereadora no Brasil. Ficou tetraplégica por conta de um acidente de carro em 1994. Em 1997, fundou a Ong Projeto Próximo Passo, hoje Instituto Mara Gabrilli, que apoia atletas com deficiência, promove o Desenho Universal e fomenta pesquisas científicas para cura de paralisias. Criou o projeto da pasta e foi a primeira ocupante da Secretaria da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo de 2005 a 2007.

17h00 Encerramento

Fonte: http://www.mogidascruzes.sp.gov.br/Especiais/AssistenciaSocial/Seminario-Acessibilidade/index.php


DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário