segunda-feira, 3 de maio de 2010

Ibirapuera ganha 'academia' parquinho acessível

1 comment
O Parque dispõe agora de uma “academia a céu aberto” e um parquinho para crianças com deficiência.

São 52 novos aparelhos de ginástica distribuídos ao longo da pista de cooper, à margem do lago próximo ao Planetário e perto do quiosque saúde.
O objetivo, segundo Heraldo Guiaro, administrador do parque, é democratizar a prática de atividades físicas e a melhora do condicionamento físico dos usuários do Ibirapuera que procuram o espaço para se exercitar.
São aparelhos como simulador de caminhada, aparelho de pressão de pernas ou roda de ombro. “Eles não têm carga extra e por isso oferecem condições para exercícios leves, adequados para a terceira idade”, diz Guiaro.
Outra novidade são os brinquedos do parquinho ao lado do Museu de Arte Moderna (MAM) adaptados para crianças portadoras de necessidades especiais, que também está quase pronto. Um brinquedo de madeira, onde podem circular cadeiras de rodas, já foi apelidado de “brinquedão”. Ele tem argolas e outros instrumentos para as crianças brincarem enquanto completam o circuito.
A atual administração trocou os antigos brinquedos de ferro por equipamentos de madeira, mais seguros e duráveis. O piso é emborrachado e os parquinhos foram cercados para os menores ficarem ao alcance da vista dos pais.

Fonte: Jornal da Tarde - Luisa Alcalde

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. No Parque da Juventude foi inaugurada uma Academia ao Ar Livre para Portadores de Necessidades Especiais. A primeira no Brasil e no mundo com um espaço inclusivo, exclusivo e inovador, para toda a comunidade e em especial para os deficientes cadeirantes. Nele o Parque oferece equipamentos modernos nos quais as pessoas poderão se exercitar de forma independente e livre, sem necessidade de professores. E o melhor grátis.

    Os aparelhos foram elaborados para atender a carência dos cadeirantes e aqueles com alguma deficiência de mobilidade, incluindo a terceira idade e pessoas em processo de recuperação motora. Assim todos podem ter acesso à atividade física, proteção e integração social de forma gratuita e fácil.

    É bom dizer que todos os equipamentos obedecem as normas de segurança e estão em concordância e chancelados pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro (CPB), Associação Desportiva para Deficientes (ADD), Clube Amigos dos Deficientes (CAD) e pela Associação Brasileira de Voleibol Paraolímpico (ABVP).

    O parque fica na Zona Norte nos seguintes endereços:

    Avenida Cruzeiro do Sul, 2630 – esta é a entrada mais próxima dos equipamentos e encostado ao metrô Carandiru. Possui estacionamento pago.

    Avenida Zaki Narchi, 1309 – este acesso apesar de não ser o mais próximo tem estacionamento gratuito.

    E Avenida Gal. Ataliba Leonel, 490 – Sem estacionamento.

    Esta área do Parque fica aberta até às 19h30. Maiores informações ligue para administração: Telefone 11 2251 2706.

    Aproveitem e divulguem.

    ResponderExcluir