segunda-feira, 14 de junho de 2010

Centro Profissionalizante Rio Branco abre inscrições para Programa de Aprendizagem Profissional para surdos e deficientes físicos

Comente!
O curso começa no dia 21 de julho de 2010, é gratuito e será oferecido nas Faculdades Integradas Rio Branco, na Lapa, Zona Oeste de São Paulo. Inscrições vão de 14 a 30 de junho.

Sempre com o objetivo de promover a inclusão no mercado de trabalho por meio de seu programa de capacitação profissional, o CEPRO Rio Branco (Centro Profissionalizante Rio Branco), em uma iniciativa inédita – parceria com o Selurb (Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana no Estado de São Paulo), Rotary Club e Fundação de Rotarianos de São Paulo -, oferecerá um programa de aprendizagem profissional destinado especificamente a surdos e pessoas com deficiência física. “Trata-se de um programa profissionalizante que terá a duração de um semestre e que será adaptado para a realidade do surdo e do deficiente físico”, afirma Susana Penteado, coordenadora do CEPRO Rio Branco.
De acordo com a coordenadora, serão destinadas 20 vagas para surdos e 20 para deficientes físicos. O curso possui o mesmo conteúdo do programa de aprendizagem profissional já oferecido na instituição, baseado na Lei do Aprendiz - 10.097. Nele, os jovens passam por 400 horas de aula para desenvolver habilidades para a vida, noções administrativas e de atendimento, aprender informática e reforçar os conhecimentos de Português e Matemática.
O diferencial do curso está na maneira como ele será ministrado em cada um dos grupos. “No caso dos surdos, além de utilizarmos a Língua Brasileira de Sinais (Libras) em sala de aula, vamos explorar uma das potencialidades do surdo que é a percepção visual apurada”, explica.
Para as pessoas com deficiência física é garantida a total acessibilidade do prédio das Faculdades, que não apresenta barreiras arquitetônicas. Este diferencial contribui para o bom atendimento a cadeirantes, muletantes e pessoas com mobilidade reduzida. “Nosso foco é atender esta população, que tem empregabilidade garantida nas empresas, devido à lei de cotas”.
Susana destaca ainda que o fortalecimento da autoestima é outro item que deverá compor o cotidiano das novas turmas do Cepro. “Nosso propósito é capacitar os participantes fortalecendo sua identidade e potencialidades”.
Para participar das novas turmas do CEPRO é importante que o interessado tenha concluído o Fundamental I (a 4ª série) e que tenha idade mínima de 16 anos. O curso é gratuito, ocorrerá no período da tarde (das 14h às 18h, de segunda a sexta-feira, nas Faculdades Integradas Rio Branco – R. Capitão José Inácio do Rosário, 133 – Lapa – SP) e contará com um processo seletivo.
O Cepro está localizado na Rodovia Raposo Tavares, km 24, na Granja Vianna em Cotia e tem um núcleo nas Faculdades Integradas Rio Branco, (na Lapa de Baixo). Interessados em conhecer a instituição e contratar os jovens, podem entrar obter mais informações no site
www.cepro.org.br ou pelo 11 4613-8480.

Fonte: Portal Vida Mais Livre

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário