quinta-feira, 24 de junho de 2010

O ano da Acessibilidade no Exponorma

Comente!
Evento promovido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT)

Acessibilidade é o tema do Exponorma 2010, evento promovido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) reunindo congresso, palestras técnicas e exposição, com a proposta de disseminar a normalização técnica para toda a sociedade. A edição deste ano acontecerá nos dias 19 a 21 de outubro no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo (SP).
Lançado em 2007, o evento comemora no Brasil o Dia Mundial da Normalização, celebrado em 14 de outubro, cada ano com um tema diferente. A decisão de enfocar a Acessibilidade acontece em um momento em que toda a sociedade volta a atenção para as dificuldades enfrentadas não apenas por pessoas deficientes, mas também por todas aquelas que sofrem algum tipo de limitação para o pleno exercício da cidadania.
Desde o Decreto presidencial 5296/2004, regulamentando leis que estabelecem prioridade de atendimento e normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, surgiu no País um cenário melhor no que se refere à Acessibilidade, mas as normas técnicas da ABNT, com suas orientações e seus requisitos, mostram que é possível avançar mais. E o objetivo do Exponorma, desde a primeira edição, é justamente a conscientização da importância de se valer da normalização para se promover tanto a atualização tecnológica como a inclusão social.
O Comitê Brasileiro de Acessibilidade (ABNT/CB-40) é responsável pela elaboração das Normas Brasileiras sobre o assunto. Atualmente são disponibilizadas 16 normas, entre as quais se destaca a ABNT NBR 9050:2004 - Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos. Outros documentos estabelecem requisitos de acessibilidade, por exemplo, em meios de transporte, na comunicação na televisão e prestação de serviços e em caixa de auto-atendimento bancário. Seus títulos podem ser conhecidos no site www.abnt.org.br/catalogo.
O Exponorma reúne um congresso, palestras técnicas e uma exposição com a participação de empresas que aplicam normas técnicas em seus produtos e serviços, além de órgãos governamentais e entidades setoriais. A Associação Brasileira dos Fabricantes de Tintas (Abrafati) e o Sindicato da Indústria de Artefatos de Ferro, Metais e Ferramentas de São Paulo (Sinafer) já confirmaram presença.
A edição do evento em 2009 atraiu quase 1.500 visitantes, entre empresários, técnicos, professores, estudantes e pesquisadores, por exemplo. Em todas as atividades oferecidas no Exponorma, o público pode conhecer um pouco da experiência do Brasil em normalização, metrologia e avaliação da conformidade.
O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e a Eletrobras já manifestaram o apoio ao Exponorma, como patrocinadores. Estão sendo disponibilizadas diferentes cotas de patrocínio. Também para os interessados em participar da exposição há estandes de tamanhos variados, a partir de nove metros quadrados. [ eventos@abnt.org.br].

Perfil da ABNT - A ABNT é uma entidade privada e sem fins lucrativos fundada em 28 de setembro de 1940. Tem a missão de prover a sociedade brasileira de conhecimento sistematizado, por meio de documentos normativos, que permita a produção, a comercialização e uso de bens e serviços de forma competitiva e sustentável nos mercados interno e externo, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico, proteção do meio ambiente e defesa do consumidor.
Foro Nacional de Normalização, a ABNT é responsável pela elaboração das Normas Brasileiras (NBR), por meio de seus Comitês Técnicos. Seu acervo hoje reúne cerca de 10 mil normas técnicas destinadas às mais diversas áreas.

Fonte: Portal Fator Brasil

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário