sexta-feira, 2 de julho de 2010

Espetáculo “Intrigante” une bailarinos com e sem deficiência

1 comment
Espetáculo “Intrigante” une bailarinos com e sem deficiência




Uma pequena mostra do espetáculo “Integrarte”, que o Projeto Integração Rodas da Dança apresenta na sexta-feira (2) no Teatro Calil Haddad, foi apresentada em abril no Projeto Convite à Dança. “Foi emocionante. Ao fim da apresentação, o público estava com lágrimas nos olhos, por causa da beleza do espetáculo”, lembra Nielici Camargo, que cedeu parte do tempo da apresentação de sua academia no Convite à Dança para o grupo que sua professora Daiana Furlaneto Tomás mantém há sete anos em Cambé.
Na apresentação de amanhã no Teatro Calil Haddad, “Integrarte” será apresentado na íntegra e terá a participação de 16 bailarinos, oito deles com algum tipo de deficiência. São dois com Síndrome de Down, um com deficiência auditiva, um deficiente visual e quatro deficientes físicos (destes, três têm paralisia cerebral).
“Sete são alunos da Apae de Cambé e só um deles adquiriu a deficiência através de um acidente de moto. Todos os outros nasceram com a deficiência”, explicou Daiana.
O projeto de Daiana já foi apresentado no Cenadança, um dos mais importantes festivais de dança do País, e recebeu diversos prêmios sociais e pela sua atuação na área da saúde.
O projeto envolve a participação de bailarinas profissionais voluntárias em coreografias criadas pela própria Daiana. “Em todas as coreografias há uma integração entre os bailarinos cadeirantes e os ditos normais. Acontece uma troca de experiência e de ajuda no palco”, diz.
Serão apresentadas 13 coreografias, e a ideia, segundo Daiana, é passar uma mensagem de inclusão social e de combate ao preconceito através da dança.
O balé traz no elenco os bailarinos Daiana Furlaneto Tomás, Danniela Furnaleto, Larissa Marqueze, Regiane Fumegali, Fabíola Cibinello, Jaqueline Negrão, Fábio Forgerini, Eduardo Sabaddini, Vanessa Aparecida dos Santos, Bruna Abramo, Poliane Matias Leão, Fabrizio Catenassi, João Fabrício Borges e Marcos Palmas.
Neste espetáculo haverá a participação das bailarinas da Academia Nielici Camargo, Manuela Kelly de Souza e Franciele Cazeta. “Integrarte” tem apoio do Café da Nona, Rialta Papéis, AJV Materiais Gráficos, Gráfica Rizotti, Studio Fotolito e Ortopedia Brasil.
A apresentação de amanhã também terá um divertissement de balé de repertório, balé clássico conjunto, balé contemporâneo e neoclássico com bailarinas da Academia Nielice Camargo.
Com a apresentação de “Integrarte”, Daiana pretende iniciar o Projeto Integração Rodas da Dança em Maringá. “Estou à procura de talentos para montar um grupo aqui na cidade”, disse a bailarina, que tem especialização em educação especial.

Saiba mais

“Integrarte”, com o Projeto Integração Rodas da Dança e divertissement de balé com a Academia Nielice Camargo. Sexta, às 20h30, no Teatro Calil Haddad.Ingressos a R$ 10 e R$ 5 (meia).

Fonte: O Diário

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. Interessante!
    Fui em duas festas Juninas aqui na minha cidade de Macapá está semana ... Presenciei a felicidade dos alunos deficientes físicos em cadeiras de rodas com as apresentações das danças da nossa cultura. As apresentações foram a dança do carimbó (Garota do tacacá a outra foi carimbó junto da apresentação da capoeira).
    Foi emocionante ver a expressão corporal e alegria no rosto deles no meio da roda na festa.
    Parabéns pelas mensagens no Blog
    Também acredito no potencial de todo ser humano, apesar das limitações podemos realizar o que gostamos.

    ResponderExcluir