quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Primeira linha de moda inclusiva será lançada em São Paulo

Comente!

O Instituto Mara Gabrilli (IMG) e a marca Hey!U acabam de fazer parceria com a Galeria Mundo Mix para desenvolver a primeira linha de moda inclusiva no País. As primeiras peças, modelos de camiseta masculina e feminina, serão apresentadas em evento no Sonique Bar, na noite de sexta-feira, 3 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.
Com desenvolvimento da marca Hey!U, a linha ”Easy Put” será composta de roupas práticas, fáceis de vestir, confortáveis e, acima de tudo voltadas a um mercado que hoje é praticamente ignorado pela moda: o das pessoas com corpos diferentes, seja porque tenham alguma deficiência, seja porque estão fora dos padrões das medidas médias métricas da população. Só em São Paulo, são cerca de 1,5 milhão de pessoas.
As camisetas serão as primeiras peças da linha “Easy Put”, e estarão à venda no dia 3 de dezembro, no Sonique Bar, durante o evento de lançamento e, a partir do dia 4, na Galeria Mundo Mix e no Instituto Mara Gabrilli (ver serviço abaixo). As t-shirts podem ser encontradas nos tamanhos P, M e G, cores preta e branca no modelo masculino e berinjela, rosa e branca no modelo feminino, que terá as opções de estampa sereia e sereia com strass. A masculina tem nas costas a imagem da espinha dorsal com todas as vértebras e seus nervos, remetendo à consciência de nosso corpo, lembrando o que tem por baixo da pele, que é nossa essência e deve ser bem cuidado. A feminina traz a imagem de uma sereia charmosa em sua carruagem cheia de detalhes. Toda as peças da coleção têm identificação com toque braille, com descrição de cor, tamanho e estamparia para facilitar o reconhecimento por cegos. A partir de 2011 a marca desenvolverá uma coleção com outras peças do vestuário. Os preços variam de R$ 35 a R$50 e toda a renda será revertida para o Instituto Mara Gabrilli.
“Nenhuma deficiência subtrai o senso estético. O belo é aquilo que se reflete pelo nosso olhar. Aqui eu dou mais um passinho em busca de romper com esse mundo que cultua o esteticamente perfeito. Continuo apreciando a beleza onde a vejo e é na diversidade que ela mais me atrai.”, comenta Mara Gabrilli, fundadora do Instituto, que, como qualquer mulher vaidosa, gosta de se vestir, mas sempre se depara com problemas em peças que compra. “Minhas saias, por exemplo, têm de ser de um tecido grosso e firme, com fecho prático. Por ser cadeirante, minha roupa fica em contato direto com a cadeira o tempo todo e as saias costumam durar poucos meses. Depois ficam todas esgarçadas”, completa Mara, que é tetraplégica há 16 anos.
“Nada mais natural do que atender este segmento da população que não é pequeno. Vamos lembrar que as pessoas plus size ou gestantes já dispõem de todo uma indústria voltada exclusivamente a elas. As pessoas com deficiência são uma realidade do mercado, e elas têm todo direito de ter acesso à moda, da mesma maneira que todos os outros têm”, afirma Beto Lago, proprietário do Mercado Mundo Mix e do Sonique Bar, que foi projetado, com a prioridade de atender a todos os quesitos de acessibilidade, pelo escritório de arquitetura franco-brasileiro Triptyque.
Mara Gabrilli, Cristiane Soares e Beto Lago pretendem, num futuro próximo, envolver outros estilistas parceiros da moda brasileira e da Galeria Mundo Mix para, juntos, lutarem por uma corrente pela acessibilidade, onde possam pensar nos modelos das roupas de uma maneira universal.
“Quando falamos em acessibilidade, a primeira palavra que nos vem à mente são as rampas. Elas são importantes, mas é preciso pensar em outros aspectos também. Busco a acessibilidade por um todo. Quando soube do projeto, tive que contribuir de alguma forma e pensei ‘por que não etiquetar minhas criações para que uma pessoa sem visão saiba o que está comprando?’ Por que não pensar na forma do corpo na hora de criar, de desenvolver? Este é o verdadeiro sentido da moda”, comenta Cristiane Soares, estilista da marca Hey U.

Pesquisa - A ergonomia das roupas será aplicada em diversos aspectos, resultado da pesquisa da estilista junto a pessoas com deficiência. Ela, por exemplo, está pensando em como resolver uma camiseta para uma pessoa que não tenha um dos braços. “Eles não gostam de uma manga solta, voando”, comenta Cristiane. Ela também vai priorizar fechos mais simples, como velcro, atendendo àqueles cadeirantes que têm movimentos dos braços, mas não dos dedos, para quem um zíper ou botão de pressão são verdadeiros martírios. Bolsos na parte de frontal das coxas, fechos nas costas ou na frente das blusas e tecidos mais consistentes são alguns dos detalhes da coleção a ser lançada.

Instituto Mara Gabrilli – É uma organização sem fins lucrativos que desenvolve e executa projetos que contribuam para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com deficiência. Atua em quatro frentes principais: comunicação educativa e cultural, fomento às pesquisas científicas para cura de paralisias, apoio ao paradesporto e promoção do desenho universal. Acesse http://www.img.org.br/

Galeria Mundo Mix - A Galeria Mundo Mix, espaço multifuncional, se consolida e inaugura uma Flagship Store, oferecendo a designers, estilistas e artistas uma nova opção para divulgação e apresentação de seus trabalhos e ao consumidor a possibilidade de encontrar em um só lugar diferentes produtos dos mais diversos segmentos, e mantém o lema, “ ter estilo com preço acessível”. A área que abrange a Galeria é uma fusão de conceitos e propostas, envolvendo consultoria de moda, curadoria na seleção de produtos, direção de arte, projetos de vitrine, treinamento de equipe, disposição das marcas e marketing. http://galeriamundomix.com.br/

Hey ! U Eles Sonham. Eles Criam. Nós Produzimos – A Hey! U ( http://www.heyuteen.com.br/) é uma empresa especializada na produção e venda de roupas e acessórios para jovens e adolescentes. O diferencial da grife é a oportunidade de customização das peças, dando assim liberdade ao cliente na hora de criar uma roupa exclusiva e finalizada por ele mesmo. A marca possui ponto de venda na Galeria Mundo Mix.

Serviço


Evento: Lançamento da linha de moda inclusiva “Easy Put”
Data: sexta-feira, 3 de dezembro
Horário: a partir das 20 horas
Local: Sonique Bar. R. Bela Cintra, 461. Tel.: 2628-8707
RSVP: maragabrilli@img.org.br

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

Onde encontrar


A partir do dia 4 de dezembro na Galeria Mundo Mix
Endereço: R. Augusta, 2559, esquina da Alameda Lorena, Jardins
Tel.: 3063 1892
http://galeriamundomix.com.br/

Instituto Mara Gabrilli
E-mail: vendas@img.org.br

Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.
http://www.img.org.br/

Hey!U On Line
Tel: 11-78657755
http://www.heyuteen.com.br/

Informações à imprensa
Instituto Mara Gabrilli
Assessoria de imprensa - Bia Murano Comunicação
Bia Murano - bia@biamurano.com.br

Tel.: 11 8309-8302

Galeria Mundo Mix
Assessoria de imprensa –Cartaz
Claudio Neves - claudio@agenciacartaz.com.br
Tel.: 11 3871-3030 ramal: 206 / 11 9381 4480

Sonique Bar
Assessoria de imprensa – Cartaz
Bruno Abreu – brunoabreu@agenciacartaz.com.br

Tel.: 11 3871-3030 ramal: 213

Fonte: Portal Mara Gabrilli


Se vc Gostou do Blog ajude-nos a mante-lo clicando nos anúncios ao lado direito ou faça um Depósito de qualquer valor na conta abaixo: BRADESCO AG 0165-1 C/Poupança 1008725-2..DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

0 comentários:

Postar um comentário