As Centrais de Interpretação de LIBRAS (CIL) são parte da política desenvolvida pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos das Pessoas com Deficiência (SNPD) da SDH/PR. Desde 2012, foram implantadas 23 centrais em parcerias com Estados e municípios, que auxiliam o atendimento das pessoas surdas aos serviços públicos com intérprete de LIBRAS e traslado. Estão previstas 14 inaugurações ainda neste ano.
Estão confirmadas no encontro a participação de 24 representantes das CIL instaladas em 18 Estados brasileiros. As delegações do Acre e do Maranhão farão exposições sobre os desafios enfrentados no processo de implantação das Centrais e quais soluções desenvolveram para atender as demais da população, desde a realização do primeiro encontro, em maio desse ano.
A sede da SDH/PR fica no oitavo andar do Edifício Parque Cidade Corporate, Torre "A", localizado no Setor Comercial Sul de Brasília. Mais informações podem ser obtidas pelo endereço eletrônico: centrais.libras@sdh.gov.br e todo o encontro será transmitido ao vivo pelo link: http://nucleomedia.sdh.gov.br/get_webcast.asp?id=87.
Centrais de LIBRAS - Para implantar as Centrais, o governo federal doa mobiliário, equipamentos e um carro para Estados e municípios interessados. Como contrapartida, os parceiros devem disponibilizar recursos humanos e materiais de escritório, além de um motorista e de manutenção para o veículo.
Programação:
9h – Abertura
9h30 – Apresentação de indicadores de funcionamento e implantação das Centrais de Libras no Brasil
10h30 – Apresentação de experiências de implantação das mais recentes Centrais de Libras em funcionamento no Brasil
11h30 – Eleição da logomarca padrão das Centrais de Libra
12h – 13h30 Intervalo para almoço
13h30 – Introdução aos Grupos de Trabalho
15h – Apresentação e discussão de propostas dos Grupos de Trabalho
16h – Sistematização de propostas encaminhadas
16h30 – Instituição da Rede “Centrais de LIBRAS Brasil”
Fonte: http://goo.gl/gmIUNk
Foto Crédito: Divulgação
0 comentários:
Postar um comentário