quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

ProUni poderá destinar 15% de bolsas a portadores de deficiência

1 comment

A Câmara analisa o Projeto de Lei 5943/09, do deputado Eliene Lima (PP-MT), que obriga as faculdades e universidades participantes do Programa Universidade para Todos (ProUni) a destinar 15% das bolsas de estudo a estudantes portadores de necessidades especiais.
A proposta altera a Lei do ProUni (11.096/05), que hoje prevê a oferta de bolsas a esses estudantes pelas instituições de ensino, mas não especifica a proporção.
Eliene Lima lembra, no entanto, que 14,5% da população brasileira – quase 25 milhões de pessoas – possuem algum tipo de deficiência, conforme dados do Censo 2000 realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São pessoas com dificuldade de enxergar, ouvir ou locomover-se, por exemplo.
“A inclusão educacional é um direito de todo brasileiro, e o estudante com alguma restrição, que tem a sua capacidade limitada para exercer atividades essenciais à vida diária, tem direito à inclusão social”, defende o deputado.

Tramitação
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Educação e Cultura; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Reportagem – Noéli Nobre
Edição – Pierre Triboli

Fonte: Agência Câmara

DEFICIENTE ALERTA foi criado para orientar,educar,protestar e ajudar todos com deficiência. www.deficientealerta.blogspot.com

Um comentário:

  1. ola. Sou deficiente físico. Má formação congênita de pés e pernas. Quero ingressar na faculdade mais as condições financeiras não ajudam. Então prestei a prova do enem e estou no aguardo. Mais minha dúvida é como proceder após ter as notas. Tipo de documentação necessária pois me enquadro nas porcentagem das cotas. Só não sei como proceder. Por isso busco ajuda aqui. Desde já agradeço

    ResponderExcluir